quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

5º Jogos Mundiais Militares

Rio de Janeiro será a sede dos 5° Jogos Mundiais Militares, promovidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). Os jogos visam desenvolver o companheirismo e a solidariedade entre as Forças Armadas dos países participantes.
É a primeira vez que os jogos acontecerão no continente americano. Evento este, que acontece a cada quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos. Este ano as competições serão do dia 16 a 24 de julho de 2011, com cerca de 6.000 atletas e 110 países participantes.
A disputa envolve 20 esportes, sendo 15 olímpicos. A realização e organização fica por conta do Ministério da Defesa e também das Forças Armadas Brasileiras.
O CISM foi criado em 1948, logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, pregando a paz e a união entre as nações. A entidade reúne 133 países membros, com mais de 1 milhão de atletas militares, sendo a terceira maior entidade desportiva do planeta.
A primeira edição dos Jogos Mundiais Militares aconteceu em 1995, em Roma na Itália, para comemorar os 50 anos de fim da 2ª Guerra Mundial. A segunda foi em 1999, em Zagred na Croácia. Em 2003 os jogos foram realizados em Catânia na Itália. E a última edição foi em 2007, em Hyderabad na Índia.
Esses jogos são para mostrar como as Forças Armadas são bem treinadas. Tanto que o Brasil esta entre os melhores.
De 25 de agosto a 2 de setembro de 2010 foram realizados o 57º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar na cidade de Schaarsbergen na Holanda. E a Seleção Militar Brasileira de Pentatlo Militar ficou com a 5ª colocação no masculino e a 6ª no feminino, com destaque para a 1º tenente Mellina da FAB –2ªcolocada no Tiro, e para a 3º sargento Naiana da CDE – 2ª colocada na Natação Utilitária.
Em setembro de 2010 foi realizado o XXVII Campeonato Sul-Americano de Tiro, em Buenos Aires na Argentina. A Seleção Militar Brasileira de Tiro conquistou 28 medalhas, sendo 16 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze. E nada melhor do que conquistar a vitória logo no país de Los Ermanos né?!...rsrsrs...brinks!
Tomara que este ano o Brasil continue bem colocado e consiga melhores posições.


Fonte: Revista Verde-Oliba, Exército Brasileiro, Nº 206, 2010, ano XXXVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário